Textos de Aula

Atualmente uma das grandes dificuldades que enfrentamos na faculdade é a disponibilidade de textos de leitura. Talvez com a carga de leitura mais alta da Unifesp, o curso de História exige a leitura de textos obrigatórios (na maioria das vezes três textos diferentes por aula), textos que complementam o aprendizado, textos para os trabalhos e dissertações, textos para pesquisas e iniciações científica. Para toda essa demanda temos a biblioteca da faculdade, que, apesar do esforço de seu corpo funcionários não consegue cobrir essa demanda.

Ora, os livros não são comprados em quantidade para que uma sala consiga, por exemplo, ler o capítulo de um livro de uma semana para outra, como exige a quantidade de leituras; muitas edições já estão esgotadas, não sendo possível comprá-las; e não há espaço suficiente para disponibilização de tantos livros hoje. A compra pessoal dos todos os livros pedidos também se tornaria um gasto excessivo aos estudantes. Somos então obrigados a recorrer a paliativos que se tornam a regra.

A maioria dos textos são tirados na Xerox da faculdade, que se torna a referência dos conteúdos programáticos das aulas; as vezes nem contamos com a disponibilidade de textos na biblioteca, e vamos direto na Xerox. Ainda assim, esse “paliativo” também se torna oneroso, afinal temos que comprar os textos na Xerox. Passamos então a digitalizar os textos de aula, e disponibizá-los pela rede mundial de computadores, que acabou se tornando um dos recursos mais ágeis e baratos.

Sem deixar de nos atentar aos problemas expostos, formulamos um proposta facilitar a disponibilização de textos digitalizados. Ora, acontece que essa disponibilização se dá hoje de forma bastante dispersa e descontínua. Propomos então centralizar a disponibilização de textos para os alunos de História, de todos os termos em um só servidor de armazenamento, para o qual elegemos o Dropbox.


Dropbox é um serviço de arquivamento virtual de documentos, que oferece 2 Gigabytes de capacidade armazenamento gratuitamente. Nele temos uma conta coletiva, cahisunifesp@gmail.com, com textos de aula divididos por autor, a qual disponibilizamos a todos os alunos. Desse modo, todos os alunos terão acesso aos textos, e inclusive colaborar incluindo novos textos digitalizados.

Se você é aluno de História da Unifesp, já deve ter recebido o nome da conta e senha por correio eletrônico. Se não viu, não deixe de ficar sem receber informações do Cahis, contate-nos em cahisunifesp@gmail.com

Outra vantagem oferecida pelo Dropbox é a facilidade no compartilhamento de arquivos: instalando-se o programa Dropbox em um computador, será possível manter uma pasta igual aquela disponibilizada na conta coletiva. Quando esta pasta sofre alteração, automaticamente a pasta dropbox no computador também muda. E para fazer enviar um documento para a conta coletiva, basta salvá-lo na pasta dropbox do computador.


Pode-se também criar contas pessoais, e ter as mesmas funções que a conta coletiva. Basta compartilhar as pastas com sua conta pessoal, ou enviar um e-mail para cahisunifesp@gmail.com, com o campo assunto “compartilhar dropbox”, informando número da conta dropbox. Crie uma conta pessoal no Dropbox, clicando aqui.

Outros meios de compartilhamento de arquivos já tiveram problemas ao terem seus arquivos apagados. Problema que o Dropbox deve contornar: todas as alterações são facilmente recuperáveis, inclusive arquivos deletados – somente quem colocou determinado arquivo pode deletá-lo permanentemente.

Devemos lembrar que a organização que propomos aos textos digitalizados ainda está sendo formulada, não estando livre de erros, alterações e melhorias. É uma forma de organização que deve permanecer, aliás, em permanente construção, por ser uma forma de organização coletiva, com seus tropeços e com seus grandes passos.

Veja mais explicações sobre o Dropbox em vídeo:

Acesse: http://www.dropbox.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s