Hoje é um dia da verdade!

cartaz01

1º de abril

Popularmente conhecido como o Dia da Mentira. Um dia de brincadeiras em que muito do que se diz não deve ser levado a sério.

 

É um dia pra se falar a verdade!
E uma verdade dura, que não pode deixar ser dita, que não pode ser esquecida.

Em 01 de Abril de 1964 militares, unidos a empresários e donos de industrias multinacionais, tomaram o poder do presidente João Goulart, que havia sido eleito pelo povo.  Com o GOLPE se instalou no Brasil um período de muita violência e descaso com a população pobre que vive aqui: A DITADURA MILITAR.

Com a Ditadura, tornou-se prática prender qualquer pessoa que ousasse falar algo contra o governo ou suas ações. Além de serem presas, essas pessoas sofriam diversas formas de violência, tanto física quanto psicológica, com o objetivo de intimidar ou punir. Da legitimação da violência, institucionalizou-se a tortura.

A prática mais comum de tortura era através de choques em partes sensíveis do corpo, como mamilos e genitais. Também era comum pendurar as pessoas de cabeça para baixo por bastante tempo, para que o sangue se concentrasse na cabeça e se tornasse difícil pensar. Todas insuportavelmente dolorosas.

Como se não bastasse essas atrocidades contra seres humanos terem acontecido para garantir o poder aos golpistas, elas foram tão usadas que se tornou comum, cotidiano e continua acontecendo de forma direta ou indireta, principalmente contra os mais pobres. E assim o povo segue sendo torturado. Nas prisões, em casa. Ou nas ruas da periferia. Quem nunca levou um enquadro?

Mas não é só por isso que é importante saber a verdade sobre a data de hoje. Também é necessário dizer que a Ditadura foi responsável por expulsar milhares de pessoas que moravam em áreas próximas ao centro e forçando-as a morar em regiões precárias, de difícil acesso, sem esgoto encanado, eletricidade e transporte público. Ou fazendo pobre virar sinônimo de criminoso. Assim como impediu que os mais pobres tivessem acesso à educação de qualidade, o que persiste até hoje, reduziu os salários, intensificou a desigualdade social, aprofundou preconceitos.

Tudo isso mostra como é importante saber a verdade sobre nosso passado, onde estão as raízes de nossos problemas. Só conhecendo esse passado poderemos transformar nosso presente e ter um futuro melhor. Os poderosos de ontem ainda são poderosos e querem que a gente esqueça. Não esqueceremos!

Hoje é um dia da verdade!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s