IV Semana de História: Perguntas frequentes

O que é a “Semana de História”?

►A Semana de História (SH) é um evento com duração de uma semana (de segunda a sexta-feira) realizado por iniciativa do corpo discente de História da EFLCH-UNIFESP, com a colaboração dos professores do curso.

Quando normalmente acontece a SH?

►As últimas três edições (2009, 2010 e 2011) da SH ocorreram na primeira semana de Outubro.

Como acontece a SH?

►Em meados do primeiro semestre (abril/maio) uma chamada geral é feita para que a comissão organizadora daquele ano seja formada. Essa chamada é aberta a todos os interessados e a comissão pode ser formada por alunos de qualquer ano do curso de História, inclusive ingressantes. Essa comissão irá definir os moldes daquela SH, desde como será feita a escolha do tema até como se dará a organização, divulgação do evento etc.

Quais são as atividades da SH?

►A programação varia de acordo com o tema escolhido, mas atividades comuns a todas as edições até o momento foram palestras, mesas redondas, minicursos e apresentações de IC (Iniciação Científica). Também já houve lançamentos de livros e manifestações culturais, como apresentações teatrais e exposições.

Qual a diferença entre a IV Semana de História e as edições anteriores?

►Devido às greves discente e docente durante o primeiro semestre de 2012, a realização de uma SH ainda este ano pedia que o próprio formato fosse repensado. A fim de não causar prejuízo aos cronogramas das UCs do curso, cujo calendário está mais apertado, a Comissão sugeriu o formato de um “entreaulas estendido”. Ou seja, em vez de acontecer durante o dia inteiro, como nos anos anteriores (das 13 às 22hs), a IVSH aconteceria entre as 17 e às 20hs. As aulas, dessa forma, seriam mantidas dentro de uma normalidade, com a diferença de que pediríamos aos professores que liberassem os alunos do Vespertino uma hora mais cedo e que permitissem a entrada dos alunos do Noturno em sala às 20hs. A data da realização da SH também muda: em vez de acontecer na primeira semana de Outubro, aconteceria na primeira semana de Novembro, entre os dias 05 e 09.

Qual o tema da IV Semana de História?

►A escolha do tema para esse ano (“O saber e a consciência histórica: tendências e perspectivas”) se deu visando proporcionar um arcabouço teórico-metodológico para que tanto calouros quanto veteranos pudessem participar da discussão dos trabalhos dos alunos, foco dessa edição. A IVSH, assim, teria como diferencial a realização de Simpósios Temáticos que compreenderiam apresentações de Iniciação Científica, Laboratórios de Ensino e Pesquisa, Projetos de Extensão, Estágio Supervisionado, Monografia e Pós-graduação em História. Esses Simpósios, que aconteceriam com exclusividade em dois dias (Terça e Quinta-feira) seriam intercalados por mesas-redondas orientadas pelas seguintes temáticas: “Ensino, pesquisa e extensão” (Segunda-feira), “Tendências historiográficas atuais” (Quarta-feira) e “O ofício do historiador, consciência histórica e função social da História” (Sexta-feira).

Como eu posso apoiar e acompanhar a IV Semana de História?

▪ Curta a nossa página no Facebook (www.facebook.com/ivsemanadehistoriadaunifesp);

▪ Entre em contato com a Comissão Organizadora (semanadahistoriaunifesp@gmail.com);

▪ Participe da enquete sobre os SimpósiosTemáticos, disponíveis nos grupos de História da Unifesp no Facebook:

História Unifesp (http://www.facebook.com/groups/282417561831409)

História DR-Alunos & Professores Unifesp (http://www.facebook.com/groups/269361406502042)

 

E não seja tímid@: vote, comente, faça sugestões e tire possíveis dúvidas! 😉

Atenciosamente,

«Comissão Organizadora da IV Semana de História» Alexandre Queiroz (5º Termo), Amauri Caldeira (5º Termo), Carlos Malagutti (7º Termo), Celeste Baumann (5º Termo), Daniela Santos (7º Termo), Elson Granzoto Jr. (5º Termo), Elson Luiz Mattos (7º Termo), Jonathan Portela (5º Termo), Maurício Dias Duarte (5º Termo), Patrícia Moreira Nogueira (5º Termo), Paula Broda (8º Termo), Philippe Arthur Dos Reis (7º Termo), Talita Sanchez (8º Termo), Tatiane Pieroni (5º Termo), Thaís Geraldini (7º Termo) e Thomaz Barbeiro Gonçalves (7º Termo).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s