17 a 21 de setembro: III Semana de Gênero e Sexualidades da UNIFESP

https://i1.wp.com/4.bp.blogspot.com/-GboIFmF3oyg/T4X1x5ZVJgI/AAAAAAAAABk/FY5UvasAmWk/s1010/322793_152051724881548_128354280584626_280312_5981803_o%2B%25281%2529%2B-%2BC%25C3%25B3pia.jpg

Início | O Evento | Programação | Como Participar? | Como Chegar? | MAPÔ

O EVENTO

A III Semana de Gênero e Sexualidades da UNIFESP, edição 2012, possui como tema “Política, Gênero e Sexualidades: tensões e diálogos”. O evento acontecerá entre os dias 17 e 21 de setembro de 2012, e terá atividades como Comunicações Orais (a partir de chamada de trabalhos a ser feita através do Edital 2012), atividades culturais (como exibição de filmes, peças teatrais e espetáculo de danças), palestras e mesas redondas.

Pretende-se criar um espaço de discussão acerca da relação entre Política, entendida em sentido amplo, com as sexualidades e experiências de gênero. Assim, tornam-se relevantes questões como políticas públicas para a sexualidade, educação e sexualidade; a relação entre Estado, religião e controle da vida sexual; a importância do Estado Laico, a esfera pública e a esfera privada quando o assunto é sexualidade; a luta pela ampliação dos direitos de minorias oprimidas, bem como diversas outras questões ligadas à atualidade e ao cotidiano, como preconceito, discriminação, violência, exploração sexual, mídia etc.

O principal objetivo para a realização desse evento é criar um espaço de diálogo que articule os estudos sobre gênero e sexualidades, a fim de contribuir para o desenvolvimento dessa área do saber no campus de Ciências Humanas da UNIFESP.

Esperamos contribuir com o corpo discente, na atualização da discussão referente ao tema e na ajuda na escolha de objetos de estudo, e com o corpo docente na construção do conhecimento referente às temáticas exploradas. Além dos objetivos científicos, pretendemos também aproximar a comunidade na qual o campus está inserido, integrando-a ao espaço universitário e contribuindo para a reflexão de temas que são pertinentes à suas realidades. Por fim, propomos a Semana de Gênero e Sexualidades como um grande laboratório científico e, sobretudo social, evidenciando a importância de eventos desse tipo para a sociedade na luta contra a discriminação, preconceito e por um país mais justo e igualitário.

HISTÓRICO DO EVENTO
Em 2012 a Semana de Gênero e Sexualidades da UNIFESP estará em sua 3ª edição. Nos dois anos anteriores a Semana se consolidou como um dos maiores eventos do campus Guarulhos da UNIFESP, com uma importância imensurável para os estudos sobre gênero e sexualidades, contribuindo para o desenvolvimento dessas temáticas e com alunos e professores que atuam nessas áreas do saber.A Semana de Gênero e Sexualidades é um evento totalmente organizado por alunos, integrantes do MAPÔ – Núcleo de Estudos sobre Gênero, Raça e Sexualidades da UNIFESP, e tem crescido muito a cada edição.Em 2010, a 1ª edição foi realizada na segunda metade de outubro e teve a presença de importantes pesquisadoras/es. Nesta, a proposta foi de aliar o conhecimento de pesquisadores experientes, com os de discentes da própria universidade que pesquisam temas relacionados a gênero e sexualidade. Portanto, em cada dia, um/uma pesquisador/a dividia a mesa com um discente. No primeiro dia, com a palestra da Profa. Dra. Heloísa Buarque de Almeida (USP) e do mestrando em Ciências Sociais (UNIFESP), Bruno Puccinelli, o teatro recebeu por volta de 200 pessoas, o que mostra o alcance deste evento. Neste ano contamos com a presença de Larissa Pelúcio (UNESP); Laura Moutinho (USP), Alexandre Carrasco (UNIFESP), Pedro Paulo Gomes Pereira (UNIFESP) além de termos uma participação de fora do Estado de São Paulo, o da Profa. Dra. Berenice Bento (UFRN), que abrilhantou o último dia do evento.Pelo grande número de participantes de dentro e fora da acadêmica, pode-se dizer que o evento se consolidou já em sua primeira edição.Em setembro de 2011 a Semana foi Internacional, contando com a participação de Jay Sosa, pesquisador da Universidade de Chicago. Ficou claro para todos nós que o evento cresceu, em tamanho e qualidade. Em 2011 abrimos espaço para alunos de graduação e pós-graduação apresentarem seus trabalhos através das Comunicações Orais. Recebemos inscrições de todos os lugares do Brasil, e tivemos uma média de cinco comunicadores por dia do evento. Neste ano o tema da Semana foi “Abortaremos o debate?”, alusão ao aborto, tema ainda muito polêmico e pouco discutido no espaço acadêmico. Foram exibidos diversos filmes e vídeos entre uma atividade e outra, sempre com debate mediado por algum convidado.

O ponto alto do evento foram as mesas redondas e palestras que contaram com nomes importantes nos estudos sobre gênero e sexualidades no Brasil, como o já citado Jay Sosa, Regina Fachini, Paulo Iotti, Richard Milkosci e Carla Cristina Garcia. O evento terminou com a palestra do cartunista Laerte Coutinho, que trouxe brilho à Semana e lotou nosso anfiteatro. Os resumos dos trabalhos apresentados nas comunicações orais foram publicados online (mapounifesp.webnode.com) e os artigos completos estão sendo preparados para publicação na primeira edição de nossa revista científica.
Em retrospecto, percebemos a importância desse evento para a comunidade acadêmica da UNIFESP Guarulhos, e temos consciência de que sua realização é de fundamental importância para o avanço no debate sobre gênero e sexualidades no campus.

A III Semana de Gênero e Sexualidades da UNIFESP, edição 2012, possui como tema “Política, Gênero e Sexualidades: tensões e diálogos”. O evento acontecerá entre os dias 17 e 21 de setembro de 2012, e terá atividades como Comunicações Orais (a partir de chamada de trabalhos a ser feita através do Edital 2012), atividades culturais (como exibição de filmes, peças teatrais e espetáculo de danças), palestras e
mesas redondas.
Pretende-se criar um espaço de discussão acerca da relação entre Política, entendida em sentido amplo, com as sexualidades e experiências de gênero. Assim, tornam-se relevantes questões como políticas públicas para a sexualidade, educação e sexualidade; a relação entre Estado, religião e controle da vida sexual; a importância do Estado Laico, a esfera pública e a esfera privada quando o assunto é sexualidade; a luta pela ampliação dos direitos de minorias oprimidas, bem como diversas outras questões ligadas à atualidade e ao cotidiano, como preconceito, discriminação, violência, exploração sexual, mídia etc.
O principal objetivo para a realização desse evento é criar um espaço de diálogo que articule os estudos sobre gênero e sexualidades, a fim de contribuir para o desenvolvimento dessa área do saber no campus de Ciências Humanas da UNIFESP.
Esperamos contribuir com o corpo discente, na atualização da discussão referente ao tema e na ajuda na escolha de objetos de estudo, e com o corpo docente na construção do conhecimento referente às temáticas exploradas. Além dos objetivos científicos, pretendemos também aproximar a comunidade na qual o campus está inserido, integrando-a ao espaço universitário e contribuindo para a reflexão de temas que são pertinentes à suas realidades. Por fim, propomos a Semana de Gênero e Sexualidades como um grande laboratório científico e, sobretudo social, evidenciando a importância de eventos desse tipo para a sociedade na luta contra a discriminação, preconceito e por um país mais justo e igualitário.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s