Relatoria – Assembleia de Estudantes de História em 11 e 12 de abril de 2012

A Assembleia de estudantes de História, iniciada no dia 11 e concluída no dia 12 de abril discutiu diversas questões sobre a greve, seus caminhos e suas pautas, aprofundando a cultura do debate, amplo, plural e saudável. Buscando, essencialmente apresentar uma posição sobre uma pauta mínima de negociação da greve.

Disso delinearam-se alguns pontos considerados mínimos, bem como a remoção de outros pontos da pauta, levando em conta uma série de experiências de outros processos de mobilização e negociação, bem como a necessidade imediata de acordo com a prioridade.

A assembleia deliberou que é a favor de constar na pauta mínima para o fim da paralisação os seguintes pontos, atentando à redação:

  • Definição documentada e abertura imediata do processo de compra de terreno para a construção de moradia estudantil;
  • Imediata efetivação das duas linhas de ônibus já acordadas com a EMTU pelos trabalhos da comissão de transportes criada na PRAE;
  • Reforma no restaurante universitário visando seu aumento de tamanho sem que haja a paralisação do atendimento;
  • Ampliação do atendimento e da qualidade da rede wireless.
  • Revisão dos valores do auxílio permanência;
  • Exigência de que a Unifesp solicite a retirada do processo contra os estudantes que participaram da ocupação do prédio da Reitoria em 2008.

Aponta-se para a necessidade de atenção à reflexão por conta de alguns pontos que demandaram maior discussão e compreensão dos elementos envolvidos.

Considerando a moradia estudantil como ponto chave para a solução de uma série de problemas enfrentados pela comunidade acadêmica da Unifesp Guarulhos, faz-se necessário o início imediato de processo de aquisição de terreno para esta finalidade. Sendo, obviamente, a indicação anterior da localidade deste espaço.

Compreendendo que a negociação anterior com a EMTU, empresa que administra as linhas intermunicipais da região metropolitana de São Paulo, já previra a criação de linhas que atendessem a região das Pimentas (Guarulhos), partindo dos terminais anexos às estações de Metrô Carrão e Itaquera (São Paulo), estas devem ser efetivadas, em horário regular a ser amplamente divulgado, sem prejuízo das linhas já existentes. Sendo então uma tarefa de minimização dos problemas de transporte enfrentados pela comunidade local, sendo necessária uma pesquisa posterior para unificação das lutas entre estudantes e moradores da comunidade sobre mobilidade urbana.

Desde a implantação da RU sua instalação se apresenta em condições provisórias. Contudo, sabe-se que o projeto de prédio principal do campus inclui um espaço para esta finalidade, exigimos então que uma necessidade imediata seja atendida, que é a ampliação da capacidade de atendimento do público. Deste modo, pedimos a ampliação imediata das instalações atuais.

Diante da informação de existência de mínima estrutura sem fio de acesso à rede (WI-FI) solicitamos a ampliação deste recurso, a divulgação do modo de acesso e demais instruções de utilização, bem como aumento da largura de banda (ou uma melhor distribuição da existente) de modo que o acesso à rede tenha uma qualidade mínima para realização dos diversos trabalhos.

Os benefícios oferecidos pelo Programa de Auxílio Permanência sofrem uma atualização dos valores das bolsas muito aquém do aumento do custo de vida da região. Pedimos então que seja reajustado de modo a atender à necessidades básicas de subsistência.

Não sendo mais a Unifesp a responsável pelo desenvolvimento do processo contra os estudantes envolvidos na ocupação da reitoria em 2008, que a instituição solicite aos órgãos envolvidos, a suspensão e extinção do processo que criminaliza a ação política do Movimento Estudantil. Além disso, opõe-se à retirada de todos os processos, como consta na pauta da greve, tendo em vista que diversos outros processos de natureza muitas vezes abomináveis, por exemplo de violência sexual, permanecem em andamento.

A assembleia deliberou que é a contrária as exigências de compra de novos ônibus para o transporte Itaquera-Pimentas e assim como é contrária a exigência de se alugar um local para as aulas durante a construção do Prédio definitivo.

Essa oposição se dá pelo fato de a primeira atender alunos em caráter exclusivo, sanando a problemática do transporte a uma pequena parcela, conferido-lhe uma posição favorecida em relação ao restante da comunidade; Enquanto a segunda, como ponto imediato pode criar um imbróglio na discussão sobre o novo prédio, incorrendo no risco de criar uma “solução-problema” que, ao mesmo tempo que atende uma necessidade, onera a solução de outra. Este debate deve ser retomado diante da efetivação do processo de construção.

A assembleia também deliberou a escrita de uma carta pública que esclarece a situação de algumas UCs do curso de História que continuam acontecendo, não respeitando a paralisação e se favorecendo da impossibilidade de se impedir efetivamente que as pessoas entrem nas salas do CEU, uma vez que aquele espaço é da prefeitura, promovendo ainda um discurso coercitivo contra a autonomia estudantil.

Além disso, foi aprovado um ato/flash mob com panfletos que contenham cartoons com informações sobre o que está acontecendo na Unifesp. Esses panfletos seriam distribuídos em uma ação dos estudantes, que iria do campus ao Nagumo e depois ao Shopping Bonsucesso. As pessoas que estariam neste ato devem trajar preto e portar um livro. O ato NÃO deve causar o caos no transito do Pimentas, pois a ideia é tentar divulgar informações não tendenciosas do Movimento Estudantil à população. A ideia é que este ato aconteça na Terça-Feira, às 14 horas.

Encerrou-se assim a Assembleia de Estudantes de História ocorrida entre os dias 11 e 12 de abril de 2012.

 

12 de abril de 2012.

Assembleia de estudantes de História

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s