R7: Brasil tem até o dia 14 para adaptar a Lei da Anistia

País foi condenado pela OEA por não punir torturadores da ditadura

Da Record News

http://videos.r7.com/r7/service/video/playervideo.html?idMedia=4edd6c993d146dcd94d98b8b&idCategory=136&embedded=true

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) deu ao Brasil até o dia 14 de dezembro para o país adaptar a Lei de Anistia e punir os torturadores do regime militar.

Segundo as vítimas do período, a lei seria um obstáculo às investigações. Neste ano, no momento em que o Brasil era condenado por organismos internacionais, o governo criou a Comissão Nacional da Verdade, que vai investigar crimes políticos cometidos entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar. A luta contra o regime fez, pelo menos, 476 vítimas. O grupo terá dois anos para finalizar um relatório sobre as violações de direitos humanos.

Marcelo Zelic, do grupo Tortura Nunca Mais, diz que a comissão cria uma “cortina de fumaça” sobre a discussão da corte interamericana.

– Ao condenar o Brasil, ela [a corte] condena porque o Brasil não fez justiça, não executou procedimentos legais para que se fizesse justiça com relação a esses crimes.

A ex-guerrilheira Criméia Almeida diz que não é necessária a instalação de uma comissão para que o Estado brasileiro apure os crimes, mas ela pode dar contribuições.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s