PRAE completa um ano com muito trabalho a ser feito

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) completa, no mês de outubro, o primeiro ano de atividades na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

PRAE Realiza festa de comemoração de aniversário
(clique para mais informações)

A PRAE foi instituída num contexto de mobilizações estudantis, com os Campi Guarulhos e Baixada Santista em greve. Suas propostas têm sido apresentadas na busca por políticas de assistência e apoio que propiciem melhores condições de permanência e desenvolvimento dos estudantes. Apesar dos passos lentos e das barreiras institucionais e burocráticas, que se tornam cada vez mais evidentes.

Mesmo com alguns avanços alcançados por meio do trabalho da atual gestão, ainda há diversas questões que carecem de desenvolvimento, além de um envolvimento, reconhecimento e internalização das pautas apresentadas ali pelas demais instâncias da Universidade.

Por exemplo, a política de nivelamento das disparidades quanto ao aproveitamento e rendimento acadêmico que afeta de maneira mais crítica, principalmente os educandos de condições socioeconômicas menos favorecidas. Programas neste sentido, como o de oferta de cursos especiais de leitura e compreensão de textos em línguas estrangeiras, ou de complementação dos estudos de forma geral, por exemplo, não foram levados a efeito.

Para os próximos momentos, mais algumas questões continuarão exigindo muito empenho no trabalho da PRAE: a escassez dos recursos desta Pró-Reitoria diante de sua extensa demanda, situação agravada com o corte na verba para a educação anunciado pelo governo federal, e a construção da tão reivindicada e até agora não alcançada Moradia Estudantil. A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Unifesp completa seu primeiro ano de existência com a certeza de que se tem muito trabalho a fazer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s