Que História é essa? Questão agrária e questão urbana

______________________________________

——————————————-

 [[ ATENÇÃO: Dia 15, quinta, o  Que História é essa? será realizado no TEATRO!! Compareça! ]]

______________________________________

——————————————-

Centro Acadêmico de História da Unifesp (CAHIS UNIFESP), está organizando um Ciclo de Debates chamado Que História é essa?

Esse ciclo tem como objetivo discutir temas que estão ligados à política atual e à realidade  ligada ao processo histórico do país que a sociedade brasileira tem enfretado. Deste modo, se buscará lidar com questões como Ditadura; Questão Agrária e Urbana; Opressões de Gênero; América Latina; e Racismo.

É direcionado a Estudantes de História da Unifesp e estudantes de outros cursos e universidades, professores, funcionários e comunidade acadêmica, escolas públicas e particulares, em especial no entorno da Unifesp Guarulhos, movimentos sociais populares, associações de bairro, e sociedade em geral.

Portanto, gostaríamos de convidar a todos e todas para presenciar e participar desses espaços, ajudando a enriquecer o debate que está na pauta da política atual do país.

E, por fim, contamos com o apoio de vocês na divulgação para que o máximo de interessados possam se apropriar do assunto.

O último ciclo de debates aconteceu em junho. O seguinte  será agora em setembro e o tema será Questão agrária e questão urbana.

Questão agrária e questão urbana

– 15/09 (Quinta-feira) Uma questão: Agrária e Urbana [Anfiteatro]
O processo de transformação do campo, a revolução verde, a saturação do solo, da natureza. A produção de alímentos, a concentração fundiária, o agronegócio, exôdo rural, reforma agrária e as perspectivas de tranformação sociais a partir daí. A formação das cidades, a urbanização, crescimento não (ou, no mínimo, mal) planejado, a especulação imobiliária, a perfierização da moradia popular; Além das recentes discussões sobre copa do mundo e olímpiadas e os impactos que estas vêm causando, principalmente na população pobre.

– 16/09 (Sexta-feira) Guarulhos, Bonsucesso e a Unifesp [Sala 8]
Apresentação e histórico do bairro, cuja composição se dá há muito tempo, o crescimento populacional, a instalação recente da Universidade na região, a especulação imobiliária, as mudanças estruturais recentes e suas conseqüências, o papel (social) da universidade neste ambiente.

Confirmados até agora temos o Plínio de Arruda Sampaio, da Associação Brasileira de Reforma Agrária e ex-candidato à Presidência, Helena Silvestre, militante do Luta Popular que vem discutindo a sobre a ocupação do espaço na região do Jd. Pantanal, o Elton Oliveira, do movimento Guarulhos tem História que, recentemente lançou um livro chamado “Resgatando a história de Bonsucesso e região” e Camila Gibin, militante de movimentos sociais que combatem a criminalização da juventude da periferia.

Anúncios

2 comentários sobre “Que História é essa? Questão agrária e questão urbana

  1. Pingback: Que História é essa? Questão agrária e Questão urbana | mobiliza unifesp!

  2. Que bom ,precisamos mais divulgação,Principalmente sobre o tema .Que é a grande questão do nosso Município,regularização fundiária..Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s