Nova Rematrícula

Diante da Greve que vem acontecendo em mais de 40 Universidades Federais, o STJ emitiu uma liminar a pedido da Advocacia Geral da União, decretando a retomada de 50% do trabalho técnico-administrativo.

O pedido da AGU, na verdade, solicitava a declaração de ilegalidade da greve pela Justiça. Mas, como se pode constatar, a greve permanece legal, devendo atender agora a essa restrição. Desse modo, a Secretaria da Unifesp, que está atendendo de modo parcial e condicionado, priorizou as atividades ligadas à rematrícula.

O mecanismo de rematrícula anterior, cujos pedidos de ingresso nas Unidades Curriculares (UCs), eram feitos à mão e entregues a uma equipe formada essencialmente por estagiários/as e terceirizados/as. Como se viu, era precário e incapaz de garantir a qualidade do serviço.

Oferecer uma rematrícula a qualquer custo tentando manter a normalidade e a regularidade das atividades pode ser compreendida como uma tentativa de enfraquecer a greve dos trabalhadores/as, já que não foram criados meios reais de negociação. Mas, apesar da tentativa, tal método não possibilitou uma reorganização adequada dos cursos de Graduação.

A postura de colaborar com um ambiente de desinformação a respeito da greve e da pauta do movimento de trabalhadores/as acaba por expressar uma falta de compromisso da Instituição com as condições para um Ensino Público e de qualidade, tantas vezes descrito em seus estatutos. A rematrícula, enquanto parte da organização da Universidade, faz parte de todo o processo de Educação a ela ligado.

Portanto, os servidores e seus serviços prestados são essenciais à Universidade. Ao priorizar os deveres burocráticos em detrimento da busca por melhores condições de trabalho, da importância e da valorização das funções cumpridas por tais trabalhadores/as, tentando substituir pelo trabalho de profissionais mal pagos e superexplorados que, por sua realidade, não têm condições de se organizarem em tornos de suas reivindicações, evidencia mais uma vez a precarização da educação, apesar dos discursos.

Enfim, seguindo a referida liminar e a priorização deste tipo de atividade, com a retomada de parte dos trabalhos, segue o novo procedimento de rematrícula.

Segundo comunicado da Secretaria, entre os dias 15/08 e 17/08/2011 ocorrerá o período de acomodação obrigatório das UCs eletivas e domínio conexo na Página da PROGRAD.

Todos os alunos devem acessar o sistema da rematrícula online para confirmar a sua escolha de matrícula. É sensato confirmar se as escolhas realizadas constam na rematrícula online. Caso não constem as UCs solicitadas, basta refazer o processo no próprio site, escolhendo-as novamente.

No sistema de rematrícula o aluno terá acesso para consultar os Conteúdos Programáticos de todas as UCs oferecidas por todos os cursos do nosso campus.

Veja os arquivos de História

O aluno deverá clicar na aba “Selecione o Tipo de UC para Matricular” para ter acesso às Unidades Curriculares oferecidas, aparecerão 03 novas abas, são elas:

  1. UCs do Termo: Com todas as UCs oferecidas pelo seu curso no seu turno e em seu termo de rematrícula.
  2. UCs do Curso: Com todas as UCs oferecidas pelo seu curso no seu turno em todos os termos.
  3. UCs de Outros Cursos: Com todas as UCs oferecidas por todos os cursos, inclusive seu próprio curso em todos os termos e turnos.

As escolhas devem ser feitas baseadas na matriz, lembrando que as solicitações serão analisadas e que serão deferidas ou não de acordo com demanda, levando em conta o fato de ser uma UC fixa do aluno naquele determinado termo, e também o fato deste aluno ser concluinte ou não.

Todos os alunos, inclusive os que pretendem solicitar trancamento de matrícula, deverão selecionar, no mínimo, 3 UCs para cursarem.

Lembrem se que para selecionar Domínio Conexo o aluno deverá acessar a aba “UCs de Outros Cursos” e escolher a UC pela qual tenha interesse.

O aluno poderá solicitar matrícula em UCs em período oposto ao seu desde que não ultrapasse 50% das UCs que irá cursar em seu período regular.

Após conclusão da matrícula o aluno deverá consultar todas as suas escolhas clicando na aba “Verificar UCs Selecionadas” e conferir, caso queira poderá excluir nesta janela alguma UC que solicitou por engano.

Quando estiver certo de que suas escolhas estão corretas o aluno deverá clicar na aba “Imprimir Grade Semanal” e depois em “Impressão” para imprimir um comprovante de sua matrícula.

Para lembrar: UCs de formação de professores:

  • Educação Patrimonial (oferecida pelo curso de História) – Atenção: esta Uc pode ser cursada como eletiva pelos alunos da modalidade Bacharelado
  • Todas as UCs de Pedagogia, com exceção de:
  • Desenvolvimento Moral
  • Residência Pedagógica
  • Metodologia da Pesquisa no campo da Educação
  • Práticas pedagógicas programadas
  • Monografia
  • Fundamentos políticos e pedagógicos da Educação Infantil
  • Fundamentos Teórico-práticos do ensino da Matemática
  • Relações entre fala e escrita
Link do Sistema de Rematrícula On line:
http://www.unifesp.br/prograd/app_prograd/rematricula2sem
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s