Votação para temas da Semana de História

Ocorre essa semana votação aberta a todos os estudantes para escolha do eixo que irão permear as atividades da III Semana de História da Unifesp, bem como o logotipo permanente da Semana! A urna ficará no pátio central, de terça, 24, até sexta-feira, 27, das 18h às 19h30. 

Proposta de logo para a Semana de História

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  • A antiguidade tardia; 
  • A História e as Artes; 
  • História e Comunicação; 
  • História e o Mundo Contemporâneo; 
  • História e Política; 
  • História do Trabalho; 
  • (In)Tolerância: Diversidade; 
  • Memória e Patrimônio; 
  • O Sagrado e o Profano.

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Disponibilizamos aqui o resumo dos temas e as suas justificativas:


Resumos

1)  A Antiguidade Tardia (séc. III a IX)

O objetivo desse tema é diversificar o estudo espaço-temporal que vem sendo propostos nas Semana de História anteriores, diversificação tão importante para o historiador. Esse é um período de formação da mentalidade cristã – apesar das significativas diferenças do cristianismo atual. Assim, mesmo que não sejamos religiosos, a formação da mentalidade contemporânea é cristã.

 2)  A História e as Artes

Esse tema é resultado da sistematização dos temas sugeridos: Arte e História e História e Literatura. O objetivo dessa temática é partir de uma perspectiva histórica (cultural, social, política, econômica, preservacionista, etc.) para se pensar as várias dimensões da arte. Pretende-se um questionamento sobre o que é arte, quais suas funções, qual o alcance de seu público, a partir de uma abordagem, não estética apenas, mas, histórica. A arte enquanto imagem, literatura, música, dança, cinema, (história), fotografia, etc, será discutida tendo-se em mente seus locais e períodos de produção, assim como a questão da verossimilhança. No limite, propõe-se a discussão: a história é arte ou ciência?

3)  História e Comunicação

Este tema é resultado da sistematização dos temas sugeridos: História e os Meios de Comunicação de Massa e A Comunicação na História: formas de divulgar, compartilhar, circular e consumir a informação e o conhecimento entre os homens ao longo do tempo. Dessa forma, o objetivo dessa temática é verificar como os meios de comunicação se apropriam das fontes históricas e do conhecimento historiográfico; verificar a maneira como os divulgam em blogs, sites, revistas, novelas, filmes, etc; e verificar como essas fontes e conhecimentos atravessam o tempo e nos alcançam no tempo presente.

4) História e o Mundo Contemporâneo

Esse tema é resultado da sistematização dos temas sugeridos: História Recente (ou hodierma): possibilidades e limitações e A Valorização da História no Mundo Contemporâneo. O objetivo dessa temática é refletir sobre a responsabilidade do historiador ao estudar e escrever a história do passado no tempo presente. Pretende-se refletir sobre essa condição de trabalho historiográfico, sobre o envolvimento com o presente e a “velocidade” inerente aos processos históricos que envolvam pessoas, relações e espaços contemporâneos. Assim como pensar sobre o papel da ciência histórica no tempo presente – geralmente à margem do mundo científico contemporâneo.

5)  História e Política

O objetivo desse tema é compreender e localizar o papel do historiador no debate sobre as implicações entre história e política. De maneira que possamos refletir sobre a responsabilidade do historiador e a sociedade na qual vive. Como por exemplo no processo de constituição das nacionalidades, da memória histórica coletiva e dos mitos nacionais, na escrita de projeto de políticas públicas, em sua participação política, etc. Enfim, propõe-se o debate sobre as implicações políticas da regulamentação do ofício do historiador.

6)  História do Trabalho

Esse tema é resultado da sistematização dos temas sugeridos: História Social do Trabalho e Qual é a parte que me cabe neste latifúndio?. O objetivo dessa temática é a abordagem do trabalho e da moradia sob a perspectiva do sujeito histórico, de suas relações políticas, sociais, artísticas, com o seu meio e o seu tempo histórico. Debater as questões relacionadas ao trabalho envolve discutir as relações sociais e políticas que permeiam o trabalho a classe trabalhadora. Por mais que trabalho seja um tema recorrente, tanto em currículos quanto em publicações acadêmicas, deve-se pensar a discussão das relações sociais que permeiam a classe trabalhadora para  compreender desde o porquê de ser tão natural pensar nessa classe como a revolucionária, como compreender os rumos atuais que os trabalhadores e as trabalhadoras tomam. Desenvolver o tema do Trabalho é importante para que não se pense na classe trabalhadora como esquecida em um passado somente revisitado em pesquisa. Essa classe trabalhadora está presente na sociedade,  através de coletivos, movimentos sociais e sindicatos, e continua atuando em busca de melhores condições. Pretende-se, paralelamente à discussão sobre a classe trabalhadora, o debate da questão da moradia, de tempos remotos até o debate sobre os movimentos sociais pela luta da terra e propriedade, assim como da reforma agrária no país. Nesse sentido pretende-se inserir nessas questões o bairro dos Pimentas.

7) (In)Tolerância: Diversidade

Esse tema é resultado da sistematização dos temas sugeridos: (In)Tolerância e Diversidade Étnica/Cultural Brasileira (indígena e africana). O objetivo dessa temática é a abordagem da diversidade (étnica, cultural, religiosa, sexual, etc.), da tolerância e da intolerância ao longo do tempo. A intenção é discutir essa temática em qualquer período histórico e em qualquer região do mundo; o que incluiria os debates sobre as várias formas de tolerância e intolerância, bem como suas consequentes manifestações de grupos sociais e a perseguição/discriminação àqueles que não são/eram “aceitos”. Propõe-se que a (in)tolerância e a diversidade (as diversidades brasileiras, especialmente) sejam debatidas pois são questões que perpassam as dinâmicas da história vivida.

8) Memória e Patrimônio

O objetivo desse tema é  um enfoque em patrimônios religiosos. Tendo-se em vista que a UNIFESP oferece uma terceira habilitação em Memória e Patrimônio as discussões não se restringiriam exclusivamente aos templos religiosos, mas seriam abertos, de forma que as questões   concernentes a esse tema pudessem ter maior desenvolvimento nos debates durante a Semana de História.

9)  O Sagrado e o Profano

O objetivo desse tema é trabalhar rupturas e continuidades enquanto método para que o historiador encontre equilíbrio entre a especificidade que nada explica e as generalizações que produzem superficialidade. As questões que envolvem esse tema perpassam inúmeros tempos e espaços históricos e envolvem várias ramificações da produção do saber historiográfico. As inúmeras tensões e processos históricos que perpassam as produções historiográficas tentam dar conta de uma verossimilhança que se vê sagrada ou profanada.

Justificativas

Confira as justificativas encaminhadas de cada proposta inicialmente, antes de serem sistematizadas pela comissão organizadora:

Antiguidade Tardia (sec III a IX)
A Comunicação na História
Arte e História
A valorização da História no mundo contemporâneo
Diversidade étnica cultural brasileira
História e Literatura
Historia Social do Trabalho
(In)Tolerância
Memória e Patrimônio: Templos e Igrejas
O Sagrado e o Profano
Qual a parte que me cabe neste latifúndio
Ensino de História
História e comunicação de massa
História e política
História recente
Proposta de logotipo 1A
Proposta de logotipo 1B
Proposta de logotipo 2

Enquete

Já tem opinião? Já votou? Registre também sua opinião no nossa enquete, e veja quais são estão sendo os temas preferidos:

 

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Blog da Semana de História: http://semanadehistoriaunifesp.wordpress.com

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