Inscrições para Professor na Rede Estadual de Ensino acontecem até dia 20

As vagas podem ser preenchidas por estudantes


A desvalorização do profissional da educação perante a sociedade e a crescente precarização do ensino básico podem explicar a falta de professores na rede pública de ensino. Hoje, a maioria dos professores da rede pública do Estado de São Paulo não são concursados, mas contratados de maneira precária. É no entanto uma oportunidade para estudantes possam ter contato com o Ensino, com a aplicação dos conceitos desenvolvidos na Universidade. Aqui vão algumas informações aos interessados.

Como o número de professores concursados não é suficiente para cobrir a demanda de professores, todos os anos milhares de professores se inscrevem para as vagas não preenchidas pelos professores concursados, ou mesmo para ficarem disponíveis para cobrir as ausências eventuais dos professores. Os interessados que ainda não estão lecionando nas escolas estaduais devem se inscrever na Diretoria de Ensino da região em que pretendem dar aula até o dia 20 de Outubro de 2010. É recomendável pesquisar a realidade da escolas e das regiões em que se pretende dar aula para escolha da Diretoria de Ensino, pois a inscrição em outras Diretorias tem prazos definidos. Fatores como o local de moradia e estudo, o projeto pedagógico da escola e até a concorrência de vagas em cada escola ou região – escolas da periferia tendem ter menos professores que escolas localizadas em regiões centrais – podem ser levados em consideração. Uma vez inscritos, os interessados devem fazer uma prova classificatória, com data ainda a ser definida, que servirá de critério, junto a experiência em sala de aula e títulos acadêmicos, para a definição da ordem de preferência para preenchimento das vagas, processo esse que começa em fevereiro e se estende ao longo do ano, de acordo com a necessidade das escolas.

Documentos para inscrição no processo de atribuição de aulas:

Recomendável confirmar a lista de documentos junto a a Diretoria de Ensino.
Cópia reprográfica e original para conferência.
  • RG
  • CPF
  • Diploma ou Atestado de Matrícula acompanhados de Histórico Escolar
  • Comprovante de Dependentes (Se houver)
  • Anexo I ou CTA (Para aqueles que já estão inscritos em alguma Diretoria de Ensino)

Para acessar os endereços das Escolas e Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo acesse:

http://escola.edunet.sp.gov.br/

Leia a portaria do DRHU (Departamento de Recursos Humanos) publicado no Diário Oficial, estabelecendo as diretrizes do processo de atribuição de aulas de 2011:

Atribuição 2011.doc
Atribuição 20110.pdf

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