Moção de apoio ao movimento pela nomeação da Praça “Frei Tito de Alencar de Lima”

Moção de apoio ao movimento pela mudança do nome da Praça “Emílio Garrastazu Médici” para Praça “Frei Tito de Alencar Lima” na cidade de Campinas, São Paulo.

Frei Tito

Nós estudantes do curso de História da Universidade Federal de São Paulo declaramos total apoio ao movimento que pede a alteração do nome da atual praça “Emílio Garrastazu Médici” localizada no campus um da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. O referido movimento solicita a alteração do nome da mesma para Praça “ Frei Tito de Alencar Lima”, uma vítima do regime ditatorial. Frei Tito teve sequelas mentais irreparáveis e se suicidou devido às torturas das quais foi vítima durante o regime militar de orientação fascista no Brasil do qual Garrastazu Médici foi um dos comandantes.

A relevância do tema está em demonstrar que a sociedade não aceita que os crimes cometidos durante este período nefasto de nossa história recente sejam esquecidos e, sobretudo, entendemos que o fato desta matéria estar na pauta da sociedade demonstra a necessidade de reflexão sobre os assuntos referentes ao período do regime militar, a urgência da abertura dos arquivos referentes ao período para a sociedade e o julgamento e prisão dos torturadores e agentes da repressão política no período.

Portanto, colocamo-nos decididamente ao lado dos que lutam para que a Praça “Emílio Garrastazu Médici” seja imediatamente renomeada para Praça “Frei Tito de Alencar Lima”.

Guarulhos, Setembro de 2010.

Centro Acadêmico de História da Universidade Federal de São Paulo

Gestão História em Movimento

Anúncios

5 comentários sobre “Moção de apoio ao movimento pela nomeação da Praça “Frei Tito de Alencar de Lima”

  1. É mais que necessário dar o nome à praça que leva o nome do ditador sanguinário à um lutador pela liberdade como foi frei Tito, é uma questão de honra nacional!

  2. É o cúmulo mesmo para vocês, meia dúzia de marxistas burgueses a serviço do Império Sionista. Por que não vão para Cuba ou China, lá é tão bom, nem existem Centros Acadêmicos. Integralistas e LInearistas unidos contra a comunalha assassina, filhote dos burgueses sionistas e contra os anarco vagabundos. Anauê Brasil!!

  3. Sim, que sejam todos julgados, terroristaas e criminosos de todos os tipos e os “vermeho”s pelos crimes morais de incitação e desafio à indole natural do povo brasileiro com teorias e tendencias alienigenas.

  4. Por que trocar o nome de um político exemplar, para um frei, que tudo o que devia fazer era tornar-se religioso de verdade?!e nem isso fez!!! Reprodutores de uma teoria que nem sabem bem o que é: estudem! trabalhem!

  5. Estou plenamente de acordo com a extirpação do nome sanguinário de Medici. Que a praça receba o nome de um idealista, vítima do sanguinário general, que nada de heróico produziu para melhorar a vida das brasileiras e dos brasileiros, já vítimas da miséria no Brasil.

    Mozar Costa de Oliveira — bacharel em filosofia (Universidad Comillas de Madrid), mestre e doutor em direito (USP), desembargador aposentado (Tribunal de Justiça de São Paulo), professor aposentado de direito (Universidade Católica de Santos, São Paulo).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s