Reunião DC x Eletivas

REUNIÃO PARA DISCUSSÕES SOBRE O ENCONTRO DA CCH DE AGOSTO

PAUTA:
-Discussão acerca da equivalência de um Domínio Conexo como Eletiva

– Questões abordadas no encontro de agosto da CCH

– Abaixo-assinado*

– Encaminhamentos para a reunião da mês de setembro, no dia 15/09 (quarta-feira)

DATA: Segunda-feira, dia 13/09/10 (HOJE)

HORÁRIO: 18:15hs

LOCAL: sala 15

*Um grupo de alunos (Ana Beatriz Giacomini, Catarina Menezes, Fernando Mafra, Jaime Fernando dos Santos Júnior e Priscila Cristina Mimoto)  está organizando um abaixo-assinado pela equivalência de um Dominio Conexo como Eletiva. Este foi colocado em pauta para ser discutido, tendo em vista sua direta relação com as problemáticas da CCH e com os encaminhamentos que os dissentes podem optar por levar à reunião da CCH de setembro. A carta explicativa do abaixo assinado segue ao final da menssagem para o conhecimento de todos.

Atenciosamente,

Catarina e Priscila Puri.

ABAIXO ASSINADO PELA EQUIVALÊNCIA DE, AO MENOS, UM DC COMO ELETIVA, VÁLIDO PARA O ANO DE 2010

Os alunos do curso de História da Universidade Federal de São Paulo manifestam-se através do presente abaixo-assinado pela equivalência de, ao menos, um DC como Eletiva, válido para o ano de 2010, tendo como referência os seguintes argumentos:

1. FLEXIBILIDADE:

Perante o período de transição em que nos encontramos – quando regras referentes a grades antigas e novas misturam-se e não há clareza sobre quais delas estão valendo, o que ocorre não apenas por falta de clareza, mas por vivenciarmos situações em que tais regras f oram usadas de maneira contraditória. Dentre elas estão:

· Na reunião entre os alunos e a CCH, realizada em 22 de junho desse ano de 2010, foi colocada a questão da UC História da Arte, que não mais seria oferecida a partir de 2011, pois com o novo Plano Pedagógico (caso aprovado), a UC seria substituída por um DC ou uma Eletiva. Perguntado sobre como ficariam os alunos que não pudessem cursar a disciplina no referido semestre, a resposta dada pelo representante da CCH foi que: “seria dado um jeito”, tendo em vista que a alteração da grade era decorrente de um problema interno que não poderia, de modo algum, prejudicar os alunos. Diante disso, nos perguntamos: quando as regras valem ou podem ser quebradas?

· Uma mudança semelhante e repentina ocorreu novamente esse semestre em relação à UC Eletiva de Museus, que foi oferecida aos alunos sem qualquer ressalva, sendo cancelada posteriormente, o que deixou os alunos com sua “opção de escolha” de Eletivas ainda mais reduzida – lembrando que na segunda-feira à noite a única opção seria a UC de História da Ciência, enquanto da sexta-feira à tarde é apenas oferecida a UC de Patrimônio Imaterial. Além da oferta e cancelamento d a UC Eletiva em Museus, essa semana (31/08) recebemos o comunicado que a disciplina voltaria a ser oferecida e que os interessados poderiam matricular-se, apesar dos prazos e regras oficiais.

Estamos novamente diante de um problema interno em relação à grade. Problema esse que foge à responsabilidade dos alunos, não podendo eles arcar com suas implicações. E mais uma vez a questão se coloca: até onde vão as regras? Pois pelo visto elas parecem ter algo de relativo, ou poderíamos dizer, ainda, de flexível, mas a depender das situações. Quais são os critérios de escolhas de tais situações, então?

· Por fim, trazemos as regras da reformulação do Plano Pedagógico do curso de História a ser implementado (caso aprovado) em 2011. Foi decidida uma série de mudanças a partir de tal data, mas não foi discutido o que valerá ou não dessas mudanças para aqueles que ainda estão na Universidade e teriam uma parte de sua formação regida por um Plano antigo e outra por um novo. Foi-nos dito na reunião de junho e também em outra marcada para discutirmos especificamente a questão do Bacharelado/Licenciatura que, caso aprovada a grade, os alunos que iriam formar-se ao final de 2010 em Licenciatura poderiam sair também com o diploma de Bacharel, não sendo necessário que cumprissem mais 3 Eletivas para isso – regra validada pelo novo Plano, o que pelo antigo até então não era possível. Sendo assim, ressaltamos que, este mesmo Plano Pedagógico (o novo), contém a regra de que se pode fazer um Domínio Conexo Livre que seria computado como Eletiva.

Nossa pergunta é: Se a formação em Licenciatura com o título também de Bacharel seria possível aos formandos de 2010, porque a equivalência de um Domínio Conexo não é possível para esses mesmos formandos, se as bases nas quais as regras estão pautadas são as mesmas? Afinal, de que bases estamos falando? Pois se é válida para uma situação específica teria de ser também para outra, não?

2. NÚMERO DE FORMANDOS:

Na situação atual apenas 11 alunos iriam formar-se nesse ano de 2010, o que prejudica em grande medida os compromissos assumidos com o Reuni, que exige a formação mínima de 90% dos alunos de cada curso. Atentamos que a questão não é o Reuni, que já está post o, mas suas implicações.

3. Domínios Conexos

Cabe atentar ainda que os alunos que irão formar-se em Licenciatura não cursaram em sua graduação qualquer Domínio Conexo Livre, pois seus DC referiam-se a UC’s fixas/ obrigatórias, relativas a 2 DC em Pedagogia, 2 DC em Letras (Inglês e Francês) e 2 DC em Filosofia (Introdução à Leitura de Textos Clássicos e Filosofia Geral), não sendo nenhum deles de livre escolha. É válido dizer, ainda, que suas Eletivas estavam conc entradas em uma única área, o que em certa medida prejudicou uma formação com maior DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR. Nesse sentido, ressaltamos, ainda, que os alunos que tinham interesses de estudo em outras áreas não puderam ser contemplados, apesar da legitimidade das diversas necessidades e afinidades existentes. Sendo assim, a validação de um Domínio Conexo como Eletiva, além de permitir ampliar o número de formandos, também ampliaria o contato desses alunos com outras áreas das ciências humanas, o que é constantemente enfatizado como fundamental experiência pelo curso de História, e como base político – pedagógica da própria Universidade Federal de São Paulo.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s