Protestos na inauguração do novo edíficio da UNIFESP SJC

Do Portal R7

Ministro da Educação inaugura obra atrasada da UNIFESP e enfrenta protestos
Fernando Haddad minimiza problema com as obras e ressalta esforço de reitores

O ministro da Educação, Fernando Haddad, participou da inauguração de um novo prédio da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) na manhã desta sexta-feira (13) em São José dos Campos, interior de São Paulo. A obra, que estava prevista para fevereiro, foi entregue com seis meses de atraso pela prefeitura da cidade.

Também participaram da cerimônia o reitor da Unifesp, Walter Albertoni, e o prefeito do município, Eduardo Cury. O ministro Haddad minimizou o atraso nas obras citando a expansão do ensino superior no Brasil.

– Quem dobra as vagas públicas em universidades federais como o governo Lula fez não pode se queixar dos reitores por falta de esforço. Seria injusto condenar os reitores por uma ou outra dificuldade de licitação [na expansão das universidades].

O diretor do campus da UNIFESP na cidade, Armando Milioni, admitiu o atraso, mas disse que foi pequeno se comparado ao que houve na UFABC (Universidade Federal do ABC) . Ele já foi vice-reitor deste centro de ensino, onde trabalhou por cinco anos.

– Aqui foram poucos meses [de atraso], é comum com licitação e obra pública. Na UFABC, estávamos fazendo um prédio de 40 mil metros quadrados, e concluímos outro de 14 mil m2. Ali sofremos atrasos de um ano e meio a dois anos.

O edifício inaugurado em São José dos Campos tem 12 salas de aula, biblioteca, auditório e dois laboratórios de informática. Trata-se de uma expansão do campus na cidade, que foi inaugurado em 2007. O prédio abrigará os 434 alunos dos cursos de ciência da computação e matemática computacional.

Novo prédio de São José dos Campos

Protesto

Cerca de 20 estudantes protestaram com faixas durante a visita do ministro. Eles reclamam da falta de professores – atualmente são apenas 17 para todas as aulas, o que dá uma média de um professor para cada 25 alunos. Devido a esse problema, alguns cursos começaram em abril e outros são dados por docentes que não são especialistas em suas áreas.

Outros problema relatados por estudantes ao R7 foram a falta de segurança nos arredores do campus, falta de moradia estudantil e de um restaurante universitário. O diretor reconheceu os problemas e disse que estão sendo solucionados gradativamente.

– Haverá a contratação de novos professores, isso já foi acertado com o MEC (Ministério da Educação) e com a UNIFESP. O restaurante e a moradia estão previstos na expansão do campus. Nossa previsão é de que no primeiro semestre de 2011 o restaurante já esteja funcionando.

“A APARÊNCIA ESTÁ ÓTIMA. SÓ FALTA O CONTEÚDO. Professores, bandejão, segurança na volta pra casa, moradia estudantil, transporte, servidores técnico-administrativos, infra-estrutura (internet, laboratórios) , espaços esportivos.. .”

No vestibular deste ano serão criadas mais 150 vagas no campus. A seleção será feita por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os aprovados vão entrar no curso de bacharelado em ciências e tecnologia, um ciclo básico de três anos com aulas de exatas (matemática, física, etc). Após o período, o universitário escolhe se quer seguir a carreira de engenharia biomédica ou de materiais. Cada uma dura outros dois anos, totalizando cinco de estudos.

– O ciclo básico será nos moldes do que hoje é oferecido pela UFABC (Universidade Federal do ABC). Queremos “exportar” esse modelo para outras faculdades.

O reitor Albertoni ressaltou que a expansão só foi possível graças à colaboração entre as esferas de poder federal e municipal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s