Expansão e suas expressões

Nosso campus foi construído como parte de um projeto nacional de expansão universitária, assim como está dentro de um debate iniciado há muito sobre o significado da palavra universidade, qual seja um local que congrega os diversos “campos” do saber e, em termos legais, o que conjuga o tripé ensino, pesquisa e extensão.

Na UNIFESP estamos dentro de um redemoinho de situações problemáticas: a biblioteca limitada em títulos, espaço e localização; RU dos mais caros do país; falta de moradia estudantil; transporte precário ao campus, etc. Contudo, alguns pontos talvez possam demonstrar certos progressos estruturais.

A biblioteca possui muitas obras novas e a recente compra feita pela Diretoria nos apresenta perspectivas positivas sobre o desenvolvimento do acervo; além disso, sabemos que a biblioteca tem previsão de ampliar seu espaço. Apontamos os projetores (data show) e computadores nas salas como exemplos concretos de investimento na estrutura para as aulas e demais espaços que podem utilizar-se desses recursos.

Quanto aos auxílios estudantis, destacamos o transporte (cartão eletrônico) que tem funcionado bem; o cartão alimentação, apesar de restrito em locais de uso, tem seus créditos regularmente depositados e já foi elogiado por companheir@s de outras universidades que não têm esse tipo de situação onde estão.

 Cremos que os exemplos acima citados não fogem da questão maior desse debate sobre expansão e suas expressões: ela vem sendo realizada em condições francamente questionáveis e, de forma geral, ainda ruins.

Há que deixar claro que é possível cada campus ser estruturado antes de receber os alunos. Lembramos que a biblioteca só foi liberada ao uso com cerca de quatro meses dos cursos em andamento; só tivemos o RU no segundo semestre do ano passado (!); também problemas crônicos no serviço de cópias e ausência de moradia estudantil.

Expansão sim!

Mas continuamos a dizer: estruturação dos campi antes de receber os alunos!

Expansão é com assistência estudantil!

 

Texto de Juliano Carlos Bilda, estudante do 4º ano de História da Unifesp

Anúncios

Um comentário sobre “Expansão e suas expressões

  1. Sabe que tenho percebido, promessas por parte da diretoria acadêmica e nenhum tipo de prestação de contas ou informação do processo. Essa omissão que acontece me incomoda demais. Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s