Chapa História em Movimento

“Ou os estudantes se identificam com o destino de seu povo, como ele sofrendo a mesma luta, ou se dissociam do seu povo e, nesse caso, serão aliados daqueles que exploram o povo.” (Florestan Fernandes)

Pra início de conversa
Para quê participar do movimento estudantil? De que adianta se organizar para mudar as coisas? Isso já não foi tentado, e já não deu certo? Para quê tentar de novo, mudar o imutável? Já não comemoramos 20 anos da queda do muro de Berlim, o fim das ideologias, o fim da história? Diante dessas questões, tão comuns no nosso cotidiano, pode parecer muito mais simples cuidar da nossa própria vida, ser mais “realista”. Debates políticos não costumam levar a nada. A chapa História em Movimento concorre para as eleições do CAHIS-UNIFESP em dezembro de 2009 sobre uma perspectiva diferente. Acreditamos que as pessoas são, sim, sujeitos históricos, que elas fazem parte das transformações históricas.
O movimento estudantil é parte disso. Cabe a ele trazer o debate político e a mobilização aos estudantes, articulando pautas específicas com o restante da sociedade, para a transformação desta. Para isso, o movimento estudantil enfrenta problemas organizativos, que muitas vezes acabam afastando estudantes do movimento. Esses problemas não devem, no entanto, serem vistos como limitações, mas como desafios a serem encarados e superados.

Por isso propomos uma construção do Centro Acadêmico de História da UNIFESP como uma organização dos estudantes de história que promova o debate político e que construa posicionamentos em relação a sociedade, ao papel da universidade, ao historiador.

Algumas idéias
Ao longo dos anos a universidade tem sofrido um processo de sucateamento. Ainda que ocorra um processo de expansão da universidade pública, semelhante ao das escolas do ensino básico, fundamental, médio e técnico, a ampliação das vagas precisa ser acompanhada pela melhoria da qualidade de ensino, não o inverso. A luta por uma universidade para todos passa pela ampliação das vagas com melhorias nas condições de permanência estudantil. Paralelamente, é preciso questionar para quem vai a produção de conhecimento. O campus Guarulhos da UNIFESP é uma nave espacial pousada no Bairro dos Pimentas. Ainda que sua presença na região seja positiva, na prática ela estranha o bairro, o bairro não fala sua língua, eles não se conversam. A universidade pouco contribui com os trabalhadores, e quando o faz, faz de forma petulante, como missionários civilizadores.

O acesso de estudantes à universidade também é restrito, seja pela forma como são selecionados, seja pelas condições de permanência na universidade. Propomos um CAHIS que tente dialogar com a sociedade, que construa interações horizontais com a comunidade, sem soberba nem assistencialismo, que discuta o papel da universidade e do estudo da história para a sociedade, que proponha novas formas de seleção dos universitários. Por fim, questionamos o modo como são tomadas as decisões na universidade. A estrutura de poder da universidade é antidemocrática, parece dividida sobre uma concepção feudal: enquanto no feudalismo, pretendia-se que ele fosse dividido entre aqueles que rezam, aqueles que lutam e aqueles que trabalham, na universidade há aqueles que ensinam, aqueles que trabalham e aqueles que aprendem. Os que ensinam tomam as decisões, afinal estão no topo da pirâmide; no caso da UNIFESP, principalmente se forem médicos. Faz-se necessário rediscutir a participação dicente nos rumos da universidade. Todas essas questões precisam ser aprofundadas pelo conjunto dos estudantes articuladamente com estudantes de outras universidade, comunidade acadêmica e sociedade.

Anúncios

2 comentários sobre “Chapa História em Movimento

  1. Legal. Dá para começarmos. Valeu pelo trampo, Elson!

  2. Estamos em Julho, recesso escolar. A gestão História em Movimento já pôde fazer um breve balanço dos meses antecessores… Enfim, o processo de assimiliação por parte dos estudantes de sua possível e desejável inserção no espaço universitário – de fato! – está difícil…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s