Greve na UNIFESP Guarulhos!!

Na Assembléia dos estudantes da UNIFESP Guarulhos realizada ontem a noite (21/10), os estudantes decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. Atualmente os novos campi UNIFESP possuem pouca ou nenhuma estrutura, como bibliotecas, laboratórios ou quadras poliesportivas, vitais para o pleno funcionamento de uma Universidade, e carece de uma política eficiente de permanência estudantil, como bolsas-auxílio, moradia estudantil e restaurante universitário, dificultando o acesso dos estudantes mais pobres à universidade.

Diante da carência de respostas concretas aos problemas apresentados pelos estudantes, decidimos paralisar as atividades acadêmicas e aumentar a pressão junto a Reitoria, somando-nos aos estudantes da UNIFESP Baixada Santista, que começaram a paralisação já no dia 06/10.

Principais reivindicações:

Construção imediata do novo prédio definitivo do campus Guarulhos;
Diminuição do preço da refeição do bandejão – Fim da terceirização do R.U.;
Implantação imediata da linha de ônibus Itaquera – Pimentas;
Construção da moradia estudantil próxima à Universidade;
Garantia da conclusão da graduação (não ser jubilado antes dos oito anos de curso).

 

Guarulhos, 22 de Outubro de 2010.

Contato: comandodegreveunifesp@gmail.com

13 comentários sobre “Greve na UNIFESP Guarulhos!!

  1. faltou a reinvindicação de construção do prédio.

    abraços.

      • Concordo plenamente que a universidade deve ser promotora de melhorias na regiao, que ao longo de decadas não viu nada de prosperidade a seu favor. Que venham novas linhas de onibus e outros beneficios, tanto para alunos como para moradores; por outro lado ha muitos alunos que vem de carro e os deixam na rua. Nada contra deixa-los na rua, desde que não houvesse proibicao de estacionar numa extensão importante da rua. Uma vez que a reinvindicacao é tambem por um prédio novo, que este atenda a demanda de “todos” e que comporte um estacionamento para aqueles que vêm de carro para faculdade.

    • a greve tem de continuar ! Recado aos dirigentes da unifesp: FILHA DA PUTA!

    • Recebi e-mail comunicando as providencias que estao sendo tomadas pela Unifesp. Acontece que em nenhuma há datas. Nao tem um cronograma.
      Na reuniao de amanha, com os estudantes, será que a direção da Unifesp apresentará papeis, documentos que comprovem que todas aquelas reinvidicações estão de fato acontecendo, ou é mais uma “embramação”?
      Sem documentos e um cronograma não dá prá crer ! Cuidado! Eles estão apelando, dizendo que estão fazendo, mais na verdade não vão fazer nada, mais uma vez.

  2. Pessoal,

    Sou aluna do 2° termo de Letras e estou muito contente com a iniciativa da greve.
    Conheci muitas pessoas que largaram o curso, principalmente por conta da dificuldade de locomoção até Guarulhos.
    Não sei se chegou a ser proposto, mas poderíamos propor a mudança de prédio também…Deveríamos ir para um bairro no qual tivessemos um metrô ou trem próximo…
    Em relação ao ônibus, desde que eu entrei, estão falando, falando, e até agora nada! Precisaríamos de ônibus com intervalo de no máximo 20 minutos…
    Se alguém souber me dar detalhes destas questões, eu agradeceria muito!

    Obrigada e beijos,

    Hévin Estephan
    Letras – Noturno
    2° Termo

    • Hévin Estephan,

      O transporte público de qualidade que deve chegar até os Pimentas e não nós nos mudarmos para outro bairro com trem ou metrô! A universidade pública foi colocada na periferia por um motivo. Sairmos de lá não é a solução, não ajudará a população que mora ali. O transporte pode ser precário pros trabalhadores que vão e voltam diariamente de São Paulo e moram nos Pimentas ????? As reivindicações também devem beneficiar a comunidade do entorno, não somente os estudantes.

      Mariane Gennari
      8º Termo – noturno
      História

  3. Na minha opinião a greve dos estudantes é justa, porém é importante ter um canal aberto permanente ao diálogo com a reitoria do campus de Guarulhos e com a administração geral da Unifesp, pois precisamos de atitudes positivas de ambos os lados, para chegarmos num denominador comum e dessa forma, não haver prejuízos aos estudantes, porque pelo que vejo, vai haver reposição das aulas para o mês de dezembro, e muitos alunos que já haviam programado suas férias por razões de viagem, com certeza se sentirão prejudicados!
    Espero que esse episódio se resolva o mais breve e da melhor forma possível!!!
    Abraços,
    James

  4. A greve não é por tempo indeterminado. Ela vai até quarta, e quinta, haverá outra assembléia!

  5. Eu abandonei a unifesp campus guarulhos, entre outras coisas, e por um grande peso, por causa da questão do transporte precário.

  6. Apoiado… vocês ainda não viram o “campus” Diadema… a gente precisa das mesmas coisas!
    Por que a Vila Clementino pode ter e o restante não?!

    Farmácia-Bioquímica – Unifesp
    2º Termo

    • A maioria dos alunos do campus Vila Clementino entende que a situação dos outros campi é precária, não há dúvida. No entanto, a questão não é ‘porque eles têm e nós não?”, não podemos transformar isso em uma guerra entre os campi; aqui também temos diversos problemas – como em qualquer universidade – e se por acaso estamos em uma situação relativamente melhor do que a de vocês é devido aos nossos 78 anos de história como faculdade. Vocês têm todos os direitos de reclamar – eu também o faria – mas tempos que fazer unidos e não com comentários desse tipo.

      Medicina – Unifesp/EPM

Deixe um comentário